Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 14 de abril de 2015

COMO COMERCIALIZAR SUAS BOLACHINHAS

Já contei várias vezes sobre minha trajetória na culinária. Quem quiser saber mais é só acompanhar as histórias que posto aqui desde o início do Blog.
Vocês tem acompanhado também as receitas que eu apresentava no Programa Forno Fogão e Cia pela ordem em que foram ao ar durante os nove anos de Programa.
Sempre que eu apresentava uma receita tinha em mente ensinar algo diferente, prático e também muitas receitas eram pensando nas pessoas que faziam da culinária sua fonte de renda.

Também posto no Blog receitas que eu acho bem interessantes e gostosas e hoje coloquei uma receita de Regalos de Caju que me fizeram pensar em quantas receitas já coloquei que podem ser comercializadas e esta sem dúvida é uma delas.

Eu fazia muitas receitas de bolachinhas e vou colocar várias delas aqui para vocês testarem. Mesmo quem não precisa fazer para vender vai fazer sucesso com elas.

Mas hoje, lembrando dessa época tenho várias dicas para quem pensa em comercializar.

Em primeiro lugar faça uma receita teste. Jamais saia comprando ingredientes para várias receitas sem testar e aprovar a ou as receitas que pretende comercializar.
Tenha um caderno perto de você e anote a receita em teste e faça as observações necessárias.
Se fizer variações de ingredientes, anote tudo.
Anote o rendimento, se foi usada forminha qual a forminha que usou e se tiver uma balança em casa pese.
Ah, reserve algumas longe do alcance de pessoas para você saber prazo de validade. Faça pequenos lotes bem embalados e coloque a data em que foram fabricados e faça as anotações dos testes e da data em que abriu. Isso vai ser uma informação super importante para seus clientes e para você também.

Aliás, se pretende comercializar vai precisar investir numa balança. Existem vários modelos confiáveis no mercado. E a menos que você tenha dinheiro sobrando ou alguém que te patrocine, não precisa sair comprando a mais cara que existe, espere até começar a ganhar dinheiro com seu produto e depois invista em equipamentos melhores.

Fez isso? Aprovou o resultado? Ouviu opinião de outras pessoas? Então agora sim é hora de pensar em como vai vender.
Planeje tudo com cuidado, se vai fazer um lote e sair oferecendo, se vai colocar em algum lugar para vender, enfim, planeje sua estratégia e aproveite que hoje em dia você tem as redes sociais para te ajudar.
Aliás, você pode montar um Blog, e ir colocando seus produtos e preços se achar que convém. Enquanto não tiver toda sua estratégia planejada não publique o Blog, mas vá organizando, estruturando, colocando as fotos dos produtos e embalagens e como será comercializado.

Se vai fazer entregas já pesquise frete e gastos com isso.

Preço... Valor...
Outra coisa ainda a ser feita antes de sair vendendo e antes de começar a produção.
Quando você fizer a primeira compra para o teste, guarde todos os comprovantes de gasto e lance isso numa planilha.
Depois de aprovada a receita, faça cotações de preço para saber onde comprar os produtos com melhor preço. Normalmente em atacadistas você compra produtos de excelente qualidade e os preços caem bastante o que vai ser muito bom para seu produto final. Mas lembre-se de ver o valor dos fretes ou sua despesa para ir buscar estes produtos. Tudo isso vai entrar na conta para chegar no seu preço final.
Mas se você não pretende investir capital no início, comece comprando produtos na sua região mesmo e calcule bem o preço.

Por isto é que é tão importante fazer isso antes das próximas etapas, porque as vezes uma receita que você ama de paixão pode neste momento não ser tão comercial, deixe-a para quando já tiver uma carteira boa de clientes e puder oferecer um produto diferenciado.

Faça testes com outras receitas que também pretende comercializar, normalmente no caso de bolachinhas fica bem legal ter embalagens sortidas.

Agora sim, é hora de comprar um pouco mais de ingrediente e aumentar a receita para ter um melhor aproveitamento de uso do forno, do seu tempo.
Basta colocar a receita na planilha, e fazer uma coluna x2 ou x3, você é quem vai decidir.
Faça de novo o cálculo de custos, porque normalmente quando se faz uma maior quantidade o custo cai um pouco. E quanto menor o seu custo, melhor o preço final para oferecer seu produto.

Você pode armazenar suas bolachas em vidros ou potes plásticos bem vedados depois que elas esfriarem. Assim, você pode produzir e deixar para embalar todas juntas.

Embalagens:
Você já fez o cálculo de custo da matéria prima. Legal. Agora é hora de pensar nas embalagens que vai usar.
Hoje em dia existem inúmeras.... a gente fica até perdida. Mas o que você precisa pensar. No quanto pode e quer gastar agora e em como armazenar seu produto da melhor maneira possível sem que ele perca a qualidade. No caso das bolachinha elas precisam estar sempre crocantes.
Bolachinhas normalmente se mantém com qualidade em embalagens de celofane. Os bons saquinhos de celofane costumam ter um preço bom e você faz um fechamento com fitinhas ou fitilhos.
Existem caixinhas que também vedam bem o ar. O importante no caso das bolachas é a embalagem não ser porosa e ela precisa ser bem vedada.
No caso das embalagens de papelão, aquelas caixinhas lindas com tampa de acetato, elas só serão úteis para entregar. E você tem que avisar seu cliente que ele terá que guardar as bolachas em recipiente hermeticamente fechado, ou servir no dia.

Agora você já sabe preço do produto, preço da embalagem e falta definir quanto tempo gastou para produzir seu produto. Lembra que lá no item 1 eu disse para ir anotando tudo? Então, anote quanto tempo levou para produzir uma receita, depois no item 4 anote quanto tempo levou para produzir mais receitas e os rendimentos.
O que você tem que calcular aqui: você pretende trabalhar sozinha? Se sim, quanto tempo leva para produzir? Faça uma simulação de encomenda e se vai conseguir dar conta e de quanto tempo precisa para entregar o produto final, isso vai ajudar a saber se vai dar conta do recado sozinha mesmo.
Quanto tempo seu produto ficou no forno? Se foram 10 minutos para cada assadeira e você colocou uma assadeira de cada vez e para preparar uma receita você assou 5 fornadas, então você gastou 50 minutos certo?
Marque na sua planilha quanto custa o bujão de gás na sua cidade ou se for usar forno elétrico quanto paga pela eletricidade e calcule o valor por hora.
Coloque ai também o tempo que levou para organizar toda a bagunça.

Agora a parte legal, com todas as informações em mãos você vai saber exatamente o preço de custo do seu produto.

Abra uma outra planilha.
O legal é sempre chegar valor do peso por grama para chegar no kilo.
Então deixa eu dar um exemplo: sua receita pesou 300 g e você gastou 10,00 de material. Então você vai calcular: os 10,00 gastos divididos por 300 g e vai chegar no preço por grama de 0,33 que você vai multiplicar por 1000 gramas para ter o preço do kilo, ou seja, R$ 33,33.

Agora você vai lançar a embalagem, se vai fazer embalagens de 100 g, então para para um kilo vai precisar de 10 embalagens, 10 laços ou fitilhos, 10 etiquetas, etc... marque cada valor.

E por último, você marcou na sua planilha quanto tempo levou, quanto custa a mão de obra no caso de ter ajudante, quanto custa o gás para esta receita.

Pronto, somados você terá seu custo de produção. Agora você tem que determinar quantos porcento vai colocar sobre seu produto.
Tem muita gente que na preguiça de fazer todo o cálculo arrisca fazendo a continha do vezes 3:
Pega só o custo da matéria prima e multiplica por 3 e chega no preço final.
É sempre um risco, ainda mais hoje em dia com os preços tão malucos, mas você é quem decide.
Eu só estou dando minhas dicas.

E agora para finalizar, não se esqueça, mais importante de tudo. Escolher bem seu produto. Escolha matéria prima de primeira linha, procure comprar bem, mas mantenha a qualidade. Assim você se destaca e tem certeza absoluta do produto que esta fabricando.

Eu nunca gostei de colocar conservantes químicos em meus produtos, sempre trabalhei com produtos naturais. Mas existem no mercado produtos que ajudam na conservação dos alimentos.
Acho que isso vai depender se você precisar colocar ou não. Talvez alguma loja para quem você vai fornecer peça isso.


Mantenha sempre sua área de trabalho limpa e organizada. Você faz seu controle de qualidade.
Prenda seu cabelo, guarde tudo bem embalado, bem fechado.
Na dúvida lave os utensílios antes de usar. Isso vai refletir no seu produto.











Nenhum comentário:

Postar um comentário