Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS - BRÓCOLIS

As informações abaixo foram tiradas do site da Nestlé - Enciclopédia da Nutrição. 

Da família das crucíferas, como a couve-flor e o repolho, o brócolis ostenta títulos importantes à saúde. Não passa um mês sem que uma pesquisa a favor do vegetal seja publicada — a maioria relacionando seu consumo à menor incidência de câncer, o que não é pouca coisa.
O vegetal surgiu no oeste da Europa e é cultivado desde os tempos do Império Romano. Foi trazido à América nos anos 1900 pelos imigrantes italianos, na mesma época em que chegou ao Brasil.
Na Itália, é um dos vegetais mais consumidos e seu nome tem origem na língua italiana, de "brocco", que significa broto.
PRINCIPAIS NUTRIENTES
Entre as hortaliças, o brócolis é a que tem a maior concentração de ferro, nutriente essencial para a síntese das células vermelhas do sangue (hemácias), que são responsáveis por transportar oxigênio para todas as células do corpo. Este é um fato muito importante porque a dieta do brasileiro, em geral, é bastante pobre nesse mineral.
O brócolis também é rico em fibras e boa fonte de cálcio, vitaminas B e vitaminas A, C e K.
PARA SUA SAÚDE
Diversas pesquisas comprovam as propriedades anticancerígenas do brócolis. Essa hortaliça possui betacaroteno, luteína e zeaxantina, carotenoides antioxidantes que ajudam a prevenir outras doenças relacionadas ao envelhecimento, como a degeneração macular dos olhos, relacionada à idade.
Estudos recentes sugerem que:
_ Homens que consumiram duas ou mais xícaras de brócolis por semana tinham 44% menos risco de desenvolver câncer de bexiga.
_ Seu consumo está associado ao bloqueio no crescimento de células do melanoma.
_ Sua ingestão está associada a uma menor chance de desenvolver tumor agressivo de próstata.
O alimento também é riquíssimo em fibras, que também estão associadas à redução nos índices de câncer de cólon.
Outras pesquisas, muitas delas ainda em desenvolvimento, apontam para seus potenciais efeitos analgésicos, anticoagulantes, anti-inflamatórios e contra o diabetes.
Com tantos benefícios, não perca a chance de aliar sabor e saúde: consuma o alimento cru ou cozido rapidamente para não perder os nutrientes.
NAS COMPRAS
Variedades
No Brasil, existem basicamente dois tipos de brócolis: o japonês, ou ninja — que tem cabeça única e que é comercializado já limpo, fresco ou congelado —  e o brócolis comum, vendido em maços, com talos, folhas e flores.
Como Escolher
Ao escolher o brócolis japonês, observe a cabeça, que deve ser firme, com granulação fina e sem sinais de problemas: áreas amareladas indicam que o vegetal está velho.
Já o brócolis comum é vendido em maços, com talos, folhas e flores. Esse tipo deve apresentar coloração verde-escura, botões das flores fechados, talos firmes e folhas frescas. Também nesse caso flores amareladas, botões abertos significam que o produto já passou do ponto.
Melhor Época do Ano
A safra do brócolis vai de agosto a novembro.

CURIOSIDADE
O vegetal é, na verdade, uma flor gigante, o que o torna uma das flores comestíveis mais consumidas no mundo.

EM CASA
Como Conservar
Por ser um vegetal muito sensível e de baixa durabilidade, deve ser conservado na geladeira em um saco perfurado. Antes de guardá-lo, porém, retire folhas murchas e partes eventualmente passadas.
E se quiser congelá-los, tudo bem: baixas temperaturas não influenciam nos teores nutricionais.
Dicas de Preparo
Independentemente do prato, para manter a cor, o sabor e os nutrientes da hortaliça, cozinhe-a por pouco tempo, no vapor ou em pouca água. O ideal é sempre servi-lo al dente.
Para que fiquem verdinhos, retire-os rapidamente do fogo e mergulhe-os em água fria ou gelada. Esse processo se chama branqueamento e interrompe o cozimento.
Idéias para Servir
O brócolis é um bom ingrediente para preparar deliciosas massas. Também fica delicioso gratinado com molho branco e queijo.

Aproveite também os talos e folhas em bom estado. Limpe-os bem e corte em pedacinhos para preparar bolinhos ou um refogado. As folhas podem ser cortadas em tiras finas e substituir a couve.

Receitas preparadas com brócolis neste Blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário