Pesquisar este blog

Translate

domingo, 13 de julho de 2014

PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS - CAMARÃO

Olha que legal estas informações que tirei do site na Nestlé... fiquei tão satisfeita que nem pesquisei mais informações... mas quando o fizer posto aqui para vocês. 
Aproveitem e provem a receita de RISOTO FÁCIL DE CAMARÃO.

O Brasil figura entre os seis principais produtores de camarão no mundo e é o primeiro em produção por hectare, com a maior parte da produção no Nordeste.
Por aqui, esse fruto do mar é consumido seco, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, e fresco por toda parte.
O cultivo de camarão para consumo começou na Ásia: durante muitos séculos, fazendeiros colhiam camarões de viveiros.
Camarões são boa fonte de proteínas e ainda contém cálcio, ferro, iodo, zinco e vitaminas B1, B2 e B12.


O camarão já foi visto com muito receio pelos médicos por conter altos níveis de colesterol. Apesar disso, é possível consumi-los com moderação, dentro de uma dieta equilibrada, sem riscos para a saúde cardiovascular.
Os crustáceos também contêm purina, compostos que são transformados em ácido úrico no organismo. Por esse motivo, seu consumo costuma ser desaconselhado para pessoas sofrem de gota — uma doença causada pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações, que pode ser acompanhada de cálculos renais.
Redução do Colesterol e Emagrecimento
A casca do camarão é uma fibra que funciona como aquela das verduras, estimulando o bom funcionamento do intestino. Nela, porém, existe uma substância que cada vez mais chama a atenção de médicos e nutricionistas.
A quitosana, como é conhecida, está presente também na aveia e consegue diminuir os níveis de colesterol no sangue porque diminui a sua reabsorção no intestino. Com isso, ela contribui para um menor risco de enfarte.
Quanto a medicações feitas de extrato quitosana de camarão — disponíveis em alguns países, mas não no Brasil — há um sério problema que deve ser levado em conta. Quando provenientes de algumas regiões asiáticas, os crustáceos  podem estar contaminados por substâncias cancerígenas como o cromo. Neste caso, há muito mais a perder do que ganhar.
Recentemente, a quitosana foi aclamada como um emagrecedor natural. Com relação a esta propriedade, porém, não há, por ora, estudos conclusivos.

Variedades
Os tipos mais comuns nos mercados brasileiros são os camarões rosa, pistola, cinza e sete-barbas.
O CAMARÃO ROSA tem sabor mais proeminente, é maior e um dos mais caros — por isso é usado para decorar pratos e servido em ocasiões especiais.
O CAMARÃO PISTOLA normalmente é cultivado em cativeiro e é menos saboroso do que as outras variedades.
O SETE-BARBAS tem preço melhor e um sabor mais proeminente, por esta razão é escolhido para preparo de massas, risotos e molhos.
Já o CAMARÃO SECO é bastante usado para o preparo de pratos típicos do nordeste, como o vatapá e o acarajé, e, por ter sabor mais forte, pode ser usado no preparo de tortas e outras receitas.
Como Escolher
Ao adquirir camarões, observe se têm corpo firme e aderente à carapaça. Esta deve ser livre de manchas negras e de manchas amarelas, pois indicam início de decomposição.
O cheiro deve ser suave e típico de maresia.
Melhor Época do Ano
O camarão fresco tem melhor preço no meio do ano. Durante o verão, é mais fácil adquirir o produto congelado, pois sua pesca é proibida.

Como Conservar
Quando o produto é fresco, é aconselhável consumi-lo logo após a compra, embora seja possível conservá-lo por até dois dias em geladeira, nas prateleiras de cima, por terem a temperatura mais baixa.
Se preferir congelá-lo, é possível fazê-lo por até um mês, levando-o ao freezer logo depois de comprá-los. Mas atenção: na hora de descongelar, coloque os camarões na geladeira — não os deixe em temperatura ambiente nem use o micro-ondas.
Dicas de Preparo
Caiçaras dão a dica para facilitar a limpeza do camarão: colocar os frutos do mar em uma mistura de água, vinagre e limão amolece a casca e facilita a retirada das vísceras.
Comece separando a cabeça do corpo e, em seguida, corte a casca ao longo da barriga, retirando casca e pernas. Segure a cauda e puxe a carne com cuidado para não quebrá-la. Então, retire as vísceras com a ajuda da ponta de uma faca.
Algumas preparações dispensam a retirada da casca. É o caso dos pequenos camarões servidos fritos e regados com limão, dos quais é preciso retirar somente as vísceras.
Idéias para Servir
São inúmeras as receitas que podem ser preparadas com camarão. Entre as mais apreciadas, estão o bobó de camarão, o camarão na moranga e risoto de camarão.
Os camarões mais graúdos também ficam deliciosos servidos apenas grelhados ou cozidos no vapor, acompanhados de molhos e de limão.
Camarões empanados e fritos são uma forma mais calórica, mas muito saborosa de servir os crustáceos.

O camarão encontra-se no terceiro andar da pirâmide, no mesmo grupo das carnes e dos ovos. É recomendado o consumo de 1 porção ao longo do dia.


Esse animal tem a justa fama de lixeiro do mar. O crustáceo se alimenta de restos orgânicos, como vegetais e animais mortos, além de larvas e peixes. No entanto, não se preocupe: o consumo é seguro se o animal for limpo corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário