Pesquisar este blog

Translate

sábado, 26 de julho de 2014

PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS - BATATA

Todo mundo sabe que batata é uma delicia. Pode ser uma batata cozida, um purê de batata, batata frita.... tudo fica bom.... 
Achei esta foto uma graça.
Veja abaixo mais informações sobre a batata, esta nossa grande amiga e aliada.... 










A batata é um tubérculo rico em carboidratos.



Possui um formato arredondado irregular, sendo que sua casca é fina e de cor amarelada (caso da batata mais comum do tipo inglesa). Alguns tipos de batata possuem casca de cor avermelhada.
 
Possui baixa quantidade de gordura.

Contém vitaminas do complexo B e vitamina C.

Ao natural, 100 gramas de  batata possui, em média, 65 calorias. Porém, quando frita este número cresce bastante.

É muito utilizada na culinária em saladas, acompanhamento de carnes (frango, peixe e boi), purês e frita.

A batata possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio.

A China é o maior produtor de batatas do mundo.

A batata é uma fonte importante de amido.

Quarto alimento mais consumido no mundo, a batata  demorou  para atingir tal grau de importância no cardápio mundial. Os primeiros relatos de consumo do alimento são de nosso continente, nas regiões onde hoje se encontram o Peru e a Bolívia, há 7.000 anos.
A batata foi levada para a Europa logo após a chegada dos europeus à América do Sul e, antes de se popularizar, foi considerada maléfica,  cheia de energias negativas, apropriada para bruxaria, venenosa. Também serviu de alimento para presos e porcos e teve poderes afrodisíacos relatados por Shakespeare na comédia "As alegres mulheres de Windsor".
Mas após tanta infâmia, no século 18 governos reais europeus promulgaram editos a favor da batata: os reinos da Suécia e da Prússia, por exemplo, ordenaram o cultivo em larga escala da planta, mais barata para alimentar o povo do que os alimentos à base de cevada e trigo.
Maria Antonieta, mulher do rei francês Luis 16, usou flores da planta para ornamentar seu vestido em uma festa, para aumentar a popularidade do alimento. Nessa época, as batatas entraram na moda e passaram a fazer parte da cozinha francesa.
Durante as diversas guerras no continente, salvaram os europeus da fome, pois eram um dos poucos alimentos resistentes ao frio e ao pisoteio das tropas. Enfim, o continente europeu se rendeu à praticidade do alimento pela energia que dava e por seu sabor e textura neutros, que combinava com diversos pratos.
Em países onde a batata é base da alimentação, como Inglaterra e Irlanda, grande parte dos moradores sabe apontar as melhores variedades para cozinhar, assar, fritar, fazer um purê, entre tantas outras preparações. O governo britânico guarda, na Escócia, referências de 700 variedades da planta.
Apesar de ser um alimento de origem sul-americana, a batata chegou ao Brasil pelos europeus. Portugueses imigrantes a cultivavam em pequena escala, em hortas familiares.
Com a chegada  dos ingleses, para construção das ferrovias, o alimento se popularizou a ponto de ser conhecido por aqui como batata inglesa, termo usado até hoje. Mas a produtividade do Brasil é baixa, se comparada com as lavouras europeias: não passa de 15 toneladas de batata por hectare, enquanto lá a média é de 40 toneladas por hectare.

Principais nutrientes
A batata é rica em vitaminas B, vitamina C, fibras e carboidratos complexos.
Para se ter uma ideia, uma batata assada de 200 g, ingerida com a casca, fornece metade das necessidades diárias das vitaminas C e B6 recomendadas para indivíduos adultos.
A batata contém ainda cobre, magnésio e folato (vitamina b9).



Para sua saúde:
Batatas têm alto índice glicêmico (87 contra 55 do arroz branco, por exemplo), o que indica que o carboidrato presente nesse alimento é absorvido muito rapidamente pelo organismo, elevando também rapidamente os níveis de açúcar no sangue e a produção de insulina.
No lugar de adicionar gordura saturada à batata assada (sob a forma de manteiga ou sour cream), um pouco de iogurte pode dar conta do recado para deixá-las úmidas, saborosas e, principalmente, mais saudáveis.
Apesar das restrições, a batata é uma boa fonte de energia e pode ser consumida com moderação em substituição a outra fonte de carboidrato (como arroz ou pão).
Deve ser servida preferencialmente cozida ou assada e acompanhada de alguma fonte de proteína, que torna mais lenta a absorção dos carboidratos, evitando picos de açúcar no sangue.
Lembre-se: uma batata média cozida tem cerca de 100 kcal; quando é frita, chega a 500 kcal e contém até 35 g de gordura.

Nas compras:
Variedades
No nosso país, as variedades mais comuns são BINTJE, ACHAT, ÁGATA, MONALISA, ATLANTIC, ARAUCÁRIA, MONDIAL, ASTERIX ELVIRA E BARAKA.
Para fritar, escolha Bintje, Atlantic, Asterix e Baraka. Se quer  prepará-las cozidas ou assadas as melhores são Bintje, Monalisa Araucária, Mondial e Elvira.
Como Escolher
Ao comprá-las, procure vegetais firmes, sem manchas verdes ou escuras, com a pele lisa, com poucos olhos e sem brotos, que podem deixá-la amarga.
E uma boa regra prática: quanto mais cor tiver a batata, mais nutrientes terá.
Melhor Época do Ano
As batatas se encontram mais frescas e com melhor preço de janeiro a junho.











Em casa:
Como Conservar
Armazene o alimento em local escuro e fresco, fora da geladeira — baixas  temperaturas transformam o amido em açúcar e podem conferir um sabor estranho ao alimento ou cor escura ao fritá-lo.
E não guarde o produto próximo das cebolas: substâncias dos dois alimentos estimulam a decomposição de ambos.
Retire eventuais brotos: eles podem produzir um sabor amargo desagradável.
Dicas de Preparo
Para evitar que as batatas escureçam durante o cozimento, pingue algumas gotas de limão ou vinagre na água. Fure as batatas com um garfo, para que cozinhem por igual. Depois de cozinhar o tubérculo e escorrê-lo, não tampe a panela.
Se for preparar um purê, escorra bem a água antes de espremer as batatas — e nunca use um liquidificador: ele adquire textura pegajosa.
Para fazer batatas fritas sequinhas,  leve as batatas já cortadas por meia hora no freezer. E não é preciso dispensar as cascas: elas ficam uma delícia fritas e temperadas com sal.
Idéias para Servir
Pratos à base de batatas geralmente servem de acompanhamento para carne, frango ou peixe. Batatas bolinha assadas com alecrim e sal grosso acompanham bem um peixe assado.
Em purê, temperada com pesto, para dar um toque especial, substituem de maneira mais saudável as batatas fritas para acompanhar um filé.

As batatas estão na base da pirâmide alimentar, com pães, arroz e outras fontes de carboidratos. Esse grupo de alimentos deve ser consumido em seis porções dia.

Curiosidade
Sempre que possível mantenha a casca da batata nas suas receitas: é nela que se concentra a maior parte das fibras e do potássio.

Por sua vez, a maior parte da vitamina C encontra-se na porção da batata mais próxima à casca.


As informações acima, retirei da enciclopédia de nutrição do site da Nestlé

Veja receitas neste Blog, onde utilizei batata: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário