Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 24 de abril de 2015

O PRIMEIRO CADERNO DE CULINÁRIA

Sou de uma época... nossa... que antigo dizer isso... mas é a pura verdade, sou de uma época em que era muito normal uma menina começar a fazer seu caderno de culinária muito cedo.
Bom, sou de 1956... é, sou um pouco antiga.

Era moda também ter caderno para tudo. Tínhamos caderno de lembranças, álbum de lembranças, cadernos de poesias, álbum de recordações, caderno de pensamentos, caderno de códigos enfim, tudo que a gente pode concentrar hoje em dia numa rede social ou ainda com alguns apps bem legais.
Tínhamos que caprichar na caligrafia também.
Eu comecei a "reinar" na cozinha bem antes de ter um caderno só meu.
Eu ajudava (ou pelo menos achava que ajudava) minha avó no preparo de algumas delícias e a primeira vez que preparei um prato sozinha foi aos 8 anos ( leia na postagem HISTÓRIAS INTERESSANTES) , mas nessa época não tinha um caderno só meu, eu usava os dela.
A letra que está na capa não é dela.
Ah, minha avó tinha também um bloquinho onde ela anotava um monte de coisas.
Ela gostava de assistir a Ofélia, e marcava receitinhas lá, quando trocava receitas com amigas,  primeiro marcava no tal bloquinho e depois passava para um caderno.



Acho que foi por volta de 1965, quando eu tinha 9 anos que comecei meu primeiro caderno de receitas. Claro que foi minha avó quem incentivou.
Nessa época minha prima Karin também estava fazendo seu caderno e era comum quando nos encontrávamos, trocar os cadernos para uma copiar as receitas da outra ou então passá-las para o caderno da outra.


A capa do meu já não existe mais, tinha o fundo azul e a imagem de um patinho, a primeira página dele também não, essa ai da foto é a segunda página.
Depois de um tempo eu comecei a numerar as receitas, facilitava quando passava o caderno a limpo.
Aliás, essa receita é super legal e minha avó fazia sempre.

Pelo estado da folha dá para perceber que ele foi bem manuseado. E apesar do estado um tanto quanto lastimável (ele e outros também sofreram com o local onde ficaram armazenados por um tempo), ele está ai, contando um pouco da minha história e com muita receita boa que vou transcrever aqui no Blog.

Também pretendo passar algumas das receitas do bloquinho da Oma (avó em alemão).
Minha Oma (avó).











Nenhum comentário:

Postar um comentário