Pesquisar este blog

Translate

sábado, 14 de fevereiro de 2015

PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS - SÊMOLINA


O interessante é que a sêmola ou semolina é o nome dado ao resultado da moagem incompleta de cereais.
Possui uma textura granulada, geralmente mais grossa que a farinha, obtida da moagem de grãos duros, sendo a parte nobre do trigo, do milho ou do arroz.
Explicando de uma maneira mais detalhada: é um produto de granulometria intermediária que se obtém pela ruptura do albúmen do grão de trigo quando atravessa a primeira passagem no processo de moagem. Bacana né?
Descrevendo de uma maneira mais poética a sêmola é o coração grosso do grão de trigo duro, sabe o que mais? É essencialmente o cuscuz.
Uma das mais conhecidas e usadas é a sêmola do trigo.
Não contém colesterol, por isto é considerado um alimento benéfico para o sistema circulatório e no coração.
Contém alto teor de vitamina K.
Algumas sêmolas são enriquecidas com ferro e ácido fólico.
A sêmola é usada para fazer massas, pães e diversas sobremesas. Até em molhos.
As informações abaixo retirei do site da Nestlé e achei perfeitas, por isto as publico na integra.
Informações sobre o cultivo do trigo datam de 10000 a.C., quando o homem desenvolveu as primeiras técnicas de agricultura. Da mesma época são as técnicas mais rudimentares para se extrair a farinha, essencial para o preparo o pão, cuja criação é creditada aos egípcios.
Principal alimento preparado com o trigo, o pão é um alimento tão fundamental na dieta da humanidade que, na maioria das línguas, é sinônimo da palavra "comida". Faz parte, inclusive, de diversos ritos religiosos. Até o século 18, no entanto, o pão de trigo, mais macio e saboroso, era privilégio dos mais ricos.
O trigo é o segundo cereal mais antigo cultivado pelo homem, perdendo somente para a cevada. Hoje em dia, é aquele com maior extensão de cultivo — ficando atrás apenas do arroz em volume de produção.
Entre várias outras, existem duas espécies de trigo que são cultivadas, predominantemente, no mundo:
A TRITICUM AESTIVUM é a espécie considerada excelente para a fabricação de farinhas para pão, por conter grande quantidade de glúten — uma proteína que confere boa textura ao alimento.
Da espécie TRITICUM durum se fabrica o grão duro, importantíssimo para a fabricação de massas de primeira qualidade e da semolina, que é a base do que chamamos no Brasil de cuscuz marroquino (couscous), essencial na alimentação dos povos árabes do norte da África.
O Brasil produz cerca de 6 milhões de toneladas de trigo por ano, o suficiente para suprir 60% de suas necessidades de consumo — do restante, a maior parte é importada da Argentina.
Como comparação, os maiores produtores do mundo, China e União Europeia, produzem cerca de 100 milhões de toneladas anuais.

A farinha integral e derivados (como pães integrais e cereais matinais integrais) fornecem fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e, por esse motivo, ajuda a prevenir câncer de cólon e hemorroidas.
O trigo integral também contém ácido glutâmico (um aminoácido que estimula a atividade cerebral) e boa quantidade de vitaminas B e vitamina E e óleos essenciais.
Já a farinha branca perde a maior parte de sua composição nutricional durante o refinamento e fornece, basicamente, carboidratos simples, conferindo energia ao organismo. No Brasil, ainda contém, por lei, ácido fólico (150 mcg por 100 g de farinha), nutriente essencial para a boa formação do sistema nervoso do feto.
O gérmen de trigo, por sua vez, é conhecido como uma das principais fontes de vitamina E — potente antioxidante, que pode contribuir na prevenção do envelhecimento celular precoce e de diversos tipos de câncer.
Há pouco tempo, esteve em moda o suco de clorofila, preparado a partir de brotos de trigo. Os defensores da bebida alegavam que ela fornecia vitaminas e minerais em grande quantidade. No entanto, especialistas que estudaram o assunto colocaram o entusiasmo de molho ao confirmarem que a clorofila não é incorporada pelo organismo. É possível até absorver magnésio dessa substância mas esse mineral, importante para a saúde óssea, muscular e do sistema nervoso, está presente em uma grande variedade de outros alimentos também.


A farinha de trigo integral é fonte de vitaminas B e fibras.
Tanto a farinha branca quanto a integral são excelente fonte de selênio, e a integral contém excelentes teores de manganês.
No Brasil, o enriquecimento da farinha de trigo com ácido fólico tornou-se obrigatório desde 2004, na proporção de 150 mcg para cada 100 g de farinha. A resolução excluiu a farinha de trigo integral, em virtude de uma limitação tecnológica de seu processamento.

Apesar do nome, o trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum) não possui parentesco com a família do trigo (Triticum) e não contém glúten. É, na verdade, da família do ruibarbo e da bardana.

RECEITAS PREPARADAS COM SEMOLINA




Nenhum comentário:

Postar um comentário